terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pará tem procurador de 19 anos

Os jovens estão chegando mais cedo ao mercado de trabalho no País. Um deles é Gustavo Tavares Monteiro, 19 anos, que recentemente tomou posse como procurador de Estado. Ele ficou em 7º lugar entre os dez aprovados no 18º concurso público da Procuradoria Geral do Estado (PGE), realizado este ano. Ontem foi o primeiro dia de trabalho de Monteiro, que é um dos procuradores mais jovens do País e inicia a carreira com salário de mais de R$ 15 mil.
Desde 2010, Monteiro fez mais três concursos públicos: Ministério Público da União, Tribunal Regional Federal e do Trabalho, onde trabalhava como agente. "Fiquei muito feliz com aprovação na PGE, porque era a vaga que eu mais queria. Hoje (ontem) comecei as atividades e minhas expectativas foram superadas. Inicialmente, conheço os serviços de reestruturação da PGE. Pretendo me manter neste cargo e um pouco mais tarde, paralelamente à PGE, pretendo seguir para a pós-graduação em Direito, porque todo conhecimento que eu adquirir de alguma forma será transferido à população", ressalta.
O jovem procurador, que concluiu este ano o curso de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA), encara os desafios com "naturalidade". "Tudo aconteceu muito cedo, sempre tive contato com pessoas mais velhas. Encaro isso com naturalidade. Procuro contornar o fato de ser jovem e já assumir sérias responsabilidades, como a que o meu atual cargo requer", afirma.
Monteiro destaca que para obter sucesso nos estudos e aprovação em concurso é importante respeitar o próprio limite. "Eu procurava não estudar muito em um dia somente, mas um pouco a cada dia. Não adianta forçar porque o ritmo cresce de forma gradativa. Quando perdia um dia de estudo, no outro procurava estudar algumas horas a mais para compensar. Para os concursos, sempre estudava depois que chegava da universidade e, às vezes, quando tinha aula vaga eu ia para a biblioteca da UFPA", conta o procurador. 
Fonte: Amazônia Jornal 20/12/2011

Nenhum comentário:

Cotidiano - Dois aumentos na semana