sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PT X GREVE BAIANA: 11 anos depois, o que mudou?

FRASE DE LULA:

“A PM pode fazer greve. O governo quis passar a impressão de que, sem policial na rua, todo baiano é bandido” (Lula em 2001)

COMENTÁRIO:

Lula acusou o governo da Bahia de ter provocado saques, arrastões e outros formas de violência, durante a greve da Polícia Militar, para que os líderes do movimento suspendessem a paralisação. “Acho que, no caso da Bahia, o próprio governo articulou os chamados arrastões para criar pânico na sociedade. Veja, o que o governo tentou vender? A impressão que passava era de que, se não houvesse policial na rua, todo o baiano era bandido”. Segundo o chefe do PT, nenhuma greve pode ser considerada ilegal. “‘A Polícia Militar pode fazer greve”, afirmou. “Minha tese é de que todas as categorias de trabalhadores que são consideradas atividades essenciais só podem ser proibidas de fazer greve se tiverem também salário essencial. Se considero a atividade essencial, mas pago salário micho, esse cidadão tem direito a fazer greve. Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra.”.

FRASE DE DILMA:

"Por reivindicar, as pessoas não têm de ser presas nem condenadas, mas por atos ilícitos, por crimes contra o patrimônio, crimes contra a pessoa e contra a ordem pública, não pode ser anistiado. Se anistiar, aí vira um país sem regra. Não concordo em alguns casos, de maneira alguma, com processo de anistia que parece sancionar qualquer ferimento da legalidade, não concordo e não vou concordar. Não considero que aumento de homicídios na rua, queima de ônibus, entrada em ônibus encapuzados, sejam uma forma correta de conduzir o movimento". (Dilma em 2012)

COMENTÁRIO:

Compare as duas frases, a de Lula, antes do PT chegar ao Governo e, agora, a do PT, perpetuando-se no Poder.

Nenhum comentário:

Cotidiano - Dois aumentos na semana