sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTA CRÍTICA AOS DIRETORES DO DCE/UFPA RICARDO WANZELLER E TAILSON SILVA

Sobre a declaração dos diretores do DCE da UFPA, Ricardo Wanzeller (ANEL) e Tailson Silva (Coletivo Vamos a Luta), no site do SINTUFPA, gostaria de tecer um breve comentário.
Todos sabemos que a Greve é um importante instrumento de luta da classe trabalhadora e que os direitos dos quais dispomos hoje são fruto deste enfrentamento com os sucessivos governos neoliberais que passaram por este país. Eu mesmo, quando por duas vezes Coordenador Geral do DCE, estive ao lado dos Técnicos-Administrativos e dos Professores da Universidade em busca de melhorais, não só para ales, ainda que seus ganhos acabassem nos afetando indiretamente, mas para todos, indiscriminadamente.
Agora, é importante que se diga também que, por vezes, embora individualmente cada diretor do DCE tivesse sua posição, havendo até aqueles que se posicionavam contrariamente ao movimento paredista, o DCE tinha a sua posição enquanto entidade representativa dos estudantes, deliberada nos fóruns próprios do Movimento Estudantil, a exemplo dos CEB’s – Conselhos de Entidades de Base – que é uma reunião com todos os Centros Acadêmicos da UFPA. Logo, na prática, poderia ocorrer do DCE ser a favor da Greve, mas haver dentro da Entidade diretor que defendesse posição contrária. Ou seja, falando em nome próprio, qualquer diretor poderia defender a posição que quisesse, porém, enquanto DCE, ele deveria defender a posição deliberada pelos Fóruns do Movimento Estudantil, ainda que contrariamente à sua vontade.
Do exposto até aqui, vem a minha critica e preocupação com as declarações feitas pelos dois diretores da atual gestão do DCE no site do Sindicato dos Servidores da UFPA, porque, ainda que concorde com eles em relação ao apoio que devamos dar ao Movimento Grevista que se constrói em âmbito nacional, devemos ter a cautela de não falar em nome do DCE, sem que ele tenha chamado os Centros Acadêmicos, representantes diretos dos estudantes da UFPA, para discutir qual vai ser a posição da Entidade. Nós devemos ter o cuidado de não confundirmos as nossas posições e / ou as do Partido que fazemos parte com as que devam ser defendidas pela Entidade para qual fomos eleitos para representar os interesses dos estudantes, que, importante dizer, podem ou não ser a favor da Greve. 

Nenhum comentário:

Cotidiano - Dois aumentos na semana