sábado, 26 de março de 2011

Diretoria plena do DCE/UFPA passa por cima de Resolução do V Congresso Estudantil

Antes que digam que a minha vida é criticar o PSTU, devo dizer que não se trata de desmerecer a organização dos companheiros, que, diga-se, são muito valorosos, mas, sim, de apontar algumas práticas ou desvios que devem ser combatidos em qualquer organização que se arroga o rótulo de revolucionária.
Diante disso, gostaria de apontar uma injustiça que foi feita com os companheiros na última reunião do DCE. É certo que as diferenças entre as organizações que participam do Movimento Estudantil são muitas, todavia, até que ponto elas devem ir? Qual o limite entre elas e a coerência política, digo, o respeito que devemos ter pelas resoluções deliberadas pelos fóruns do Movimento Estudantil?
No último Congresso Estudantil da UFPA, realizado em 2010, dentre outras resoluções aprovadas pela plenária final, e que pese o esvaziamento dela e a denúncia de que até estudantes de outras instituições votaram em questões que diziam respeito apenas aos estudantes da UFPA, ficou decidido que o DCE participaria dos Fóruns da ANEL, o que, ao meu ver, implica em, no mínimo, enviar observadores para os espaços que ela organizar.
Todavia, desrespeitando uma resolução congressual, ainda que o PSTU não tenha moral política para questionar isso, já que também durante a eleição do DCE em 2010, por diversos momentos, ensaiou desrespeitar as resoluções do V CONEUFPA, a diretoria plena do DCE, em reunião ocorrida esta semana, impediu que a Entidade, além de não enviar delegados, enviasse observadores para o Encontro da Assembleia Nacional dos Estudantes, que se realizará no próximo final de semana na UFPA.
Por fim, penso que os coletivos que compõem o DCE e o Movimento Estudantil da UFPA devam repensar as suas práticas, pois, se continuarem assim, agindo por conveniência e oportunidade, sem o mínimo de respeito pelo que é deliberado nos fóruns do Movimento, daqui a pouco, não haveremos mais de falar em diferenças entre a esquerda e a direita dentro da UFPA.

Um comentário:

Anônimo disse...

Companheiro,
Quero registrar que concordo com vc quando diz que deve-se ter limite para as diferenças politicas, tendo em vista a corerencia e principalmente ao respeito as deliberaçoes dos foruns do movimento.
Porém quero ressaltar que na ultima reunião reuniao do DCE UFPA fopi deliberado que os companheiros do PSTU que constroem a ANEL poderiam participar dos foruns da ANEL representando o DCE UFPA na função de observadores! Pois na nossa opnião isso ja é participar deste forum! Foi vencido por votação e negado que o DCE UFPA tenha delegados nos foruns da ANEL, pois em nossa visão isto seria construir a entidade, e ate onde sabemos e registrado em seu estatuto o DCE UFPA constroi a UNE!

saudaçoes
PEdro Fonteles
Presidente da UAP e dirigente estadual da UJS

Cotidiano - Dois aumentos na semana