quarta-feira, 7 de março de 2012

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 Segue minha homenagem ao Dia Internacional da Mulher, trecho do discurso do Presidente Hugo Chávez, em 30 de janeiro de 2005, na Cidade de Porto Alegre, por ocasião do Fórum Social Mundial:

"...Inspirado também em velhas mulheres, como aquela a quem Bolívar amou infinitamente e a quem chegou a chamar “a Libertadora do Libertador”. Era linda e lindamente revolucionária, minha coronel Manuela Sáenz, a Libertadora do Libertador, combatente na Batalha de  Ayacucho há 180 anos, no morro de Condorcunca, no “rincón de los muertos” (território dos mortos). Manuela chegou até ali por seu amor à pátria, à revolução e a Bolívar. Manuela era tão patriota, amou tanto Bolívar, que, sendo casada, deixou  seu marido e a ele escreveu uma carta: Despeço-me de ti, querido, vou-me com este homem, este é um furacão.” E foi embora, foi para a guerra, pois era uma revolucionária, era uma revolucionária, mas mandava cartas a Bolívar, as mulheres têm umas coisas, não é? Vivam as mulheres!
Um beijo para todas, há uma frase inglesa que diz: “Se tua mulher pede que você se atire pela janela, mude-se para o andar térreo.” As mulheres têm umas coisas,  Manuela escrevia a Bolívar e sabem o que pedia nas cartas? Porque ele lhe escrevia  em uma folha com letras grandonas, com certeza apressadamente, entre uma batalha e outra, e ela lhe escrevia reclamando que tinha que escrever com letras pequeninas, que não aceitaria mais cartas com letras grandonas, até que Bolívar acabou escrevendo em letras pequenas. Essa mulher também tem servido de inspiração, assim como outras..."

Feliz 08 de março a todas as Mulheres!

Nenhum comentário:

Cotidiano - Dois aumentos na semana