quinta-feira, 14 de abril de 2011

Crise na Ufopa: vice reitora renuncia


Acaba de chegar a notícia da renúncia da vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro.
A demissionária redigiu uma carta explicando os motivos. A íntegra da mesma será publicada ainda hoje aqui no blog. O documento elenca "conquistas" da nova universidade desde a sua criação, mas repudia a falta de planejamento, de democracia interna e os atos de perseguição a professores, técnicos e estudantes.

Escanteio
Como o reitor Seixas Lorenço não é lotado na Ufopa e passa a maior parte do tempo fora de Santarém, Raimunda Monteiro, deveria  assumir politicamente a direção da Universidade. Contudo, o comando da universidade vinha sendo exercido na prática pelo pró-reitor de ensino, Aldo Queiroz, outro professor importado para a "nova universidade".
Raimunda Monteiro é um quadro histórico no PT. Foi diretora do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor) durante o governo Ana Júlia. É professora da Ufopa, oriunda do antigo campus da Universidade Federal Rural da Amazônia em Santarém. Foi nomeada vice-reitora junto com Seixas Lorenço, num acordo PT-PSDB.

Ato público
Amanhã, as 16h, um novo ato público ocorrerá em protesto contra as perseguições na Ufopa e contra a falta de democracia. Professores, técnicos e estudantes sairão em passeata do Campus-hotel até a reitoria, onde será protocolado um documento que exige a retirada das dezenas de processos administrativos disciplinares contra a comunidade acadêmica.
A atividade foi aprovada ontem numa assembleia da comunidade universitária, com a presença de aproximadamente 250 pessoas.

Nenhum comentário:

Cotidiano - Dois aumentos na semana