quinta-feira, 16 de junho de 2011

“Casamento na roça” de Mônica Pinto e Domingos Juvenil em frente à Alepa

          Uma quadrilha junina com o povo na roça assistindo o casamento de Mônica Pinto e Domingos Juvenil. Esse será o enredo do protesto que estudantes da Uepa e da UFPA promovem nesta quinta-feira, 16, a partir das 10 horas, em frente à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A manifestação irreverente é a forma que os estudantes encontraram para denunciar o esquema de corrupção na Alepa e exigir a punição dos envolvidos nas fraudes.
Se na vida real, os principais responsáveis pelo esquema de corrupção ainda não foram presos, no protesto estudantil, a festa junina encerrará quando manifestantes vestidos de policiais prenderem toda a quadrilha em pleno “casamento na roça” da ex-chefa da seção de pagamento da Alepa com o ex-presidente do Legislativo Estadual. “Com bom-humor, queremos chamar a atenção da população paraense de que precisamos intensificar a pressão para que o pedido de CPI seja aprovado e que os corruptos fiquem na cadeia”, afirma o estudante da UFPA e coordenador do movimento Juventude em Luta (Juntos), Anderson Castro.
Segundo o coordenador-geral do DCE da UFPA, Rafael Saldanha, durante o protesto, as pessoas que passarem pelo local serão convidadas a entrar na dança e “não ficar apenas na roça, assistindo a festa com o dinheiro público que vem sendo feita na Alepa desde a década de 90”. De acordo com o dirigente do DCE, a prisão hoje, 15, de alguns envolvidos no escândalo de corrupção ainda é pouco. “É preciso chegar aos verdadeiros chefões dessa máfia, que são aqueles que presidiram a Assembleia Legislativa e compactuaram com essa fraude”, afirma Saldanha.
A coordenadora-geral do DCE da Uepa, Juliana Rodrigues, afirma que o protesto irreverente pretende, ainda, chamar a atenção para a situação que os estudantes da Universidade vêm enfrentando. “Como podemos ficar calados diante de tanta corrupção, se na Uepa, bolsas estudantis são cortadas e obras importantes estão há mais de um ano paralisadas. Nós vamos intensificar nossa mobilização, pois a juventude em luta vai impedir que esse escândalo termine em pizza ou em tapioca”, garante Juliana.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Audiência Pública: PNE, Desafios e Perspectivas

Audiência Pública: O Papel da Mulher na Reforma Política Brasileira

SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DO PSOL/PA

O PSOL se consolida como única alternativa de esquerda em nosso estado. A crise política que o Pará atravessa não tem precedente. A corrupção na ALEPA envolve diversos deputados e quase todos os partidos. A Lei da Ficha Limpa, embora derrubada pelo STF, revelou ainda mais, os escândalos que cercam políticos históricos. Mas não basta denunciar, é preciso punir. A sociedade já não tolera mais a corrupção e nem a impunidade.
A realidade está derrubando todas as previsões dos teóricos neoliberais que pregavam a estabilização da economia e o fim do socialismo. O PSOL tem, além de representatividade, legitimidade para se postular perante amplos setores de nosso povo. Nossa militância se destaca em todos os movimentos sociais, seja na juventude, no movimento sindical, nos movimentos populares ou nas lutas dos segmentos explorados pela sociedade do capital.
O PSOL precisa discutir como enfrentar os desafios que estão diante de nós. Nesse sentido convidamos representantes de todos os diretórios municipais, núcleos e militantes a participarem deste seminário no dia 18/06.

DIA: 18/06/2011 (Sábado)
LOCAL: PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE BELÉM - Trv. Curuzu, 1755 (entre Almte Barroso e Duque de Caxias)
HORA: 8:00h ÀS 13:00H

domingo, 12 de junho de 2011

Mostra “Meu Sangue é Latino” reúne alunos de artes da UFPA

Uma noite latina promete esquentar e colocar todos para dançar no Espaço Recreativo do Vadião. Salsa, merengue, tango e zouk, fazer parte do repertório da Mostra Cultural “Meu Sangue é Latino” que acontece dia 15 (quarta-feira), às 18h. No palco, alunos de cinema, dança e música abrem a show da Orquestra de Música Latina da UFPA.
O show é o resultado da disciplina Produção Cultural do Curso de Licenciatura Plena em Música. Os alunos mostram o que aprenderam durante o semestre, quando tiveram a oportunidade de conhecer as etapas e processos de produção de um evento, envolvendo diversas artes e recursos técnicos, além de produzir um CD com algumas músicas dentro da temática do projeto.
Toda a programação foi concebida e executada pelos alunos dos cursos de artes da UFPA que resolveram participar. Segundo uma das organizadoras, Willa dos Prazeres, todos gostaram da temática latina. “O tamanho do evento superou as expectativas. Com a proposta e o convite em mãos, outros alunos se interessaram e compraram a ideia”, analisa.
Integrando o projeto, tem participantes de vários cursos do Instituto de Ciências da Arte como dança cinema, cenografia, figurino e música. Suanny Lopes, do curso de cinema, decidiu participar porque acredita que a iniciativa é importante. “Foi uma possibilidade de unir as áreas de arte da UFPA. Para o curso de cinema, criado este ano, é uma oportunidade de prática e experimentação”, explica.
A programação começa com um documentário sobre a cultura latina, em seguida os alunos de música sobem ao palco acompanhados dos bailarinos da Escola de Teatro e Dança da UFPA, que apresentam lambada, roda de cassino e tango. O público que estiver presente terá a oportunidade de conhecer um pouco da cultura latino americana e ainda concorre a brindes.

domingo, 5 de junho de 2011

Resultado da Enquete

Há alguns dias, fizemos uma enquete sobre a greve dos Servidores das Universidades Federais, abaixo, segue o resultado:

Você é a favor da Greve dos Servidores das Universidades Federais?

SIM
  27 (58%)
NÃO
  12 (26%)
DEPENDE DE QUAL SEJA A PAUTA DE REIVINDICAÇÃO 
  7 (15%)

Votos até o momento: 46
Enquete encerrada 

sábado, 4 de junho de 2011

Bombeiros do Rio, em luta, são reprimidos pelo Bope

A tropa de Choque da Polícia Militar (PM) e também policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) invadiram, na manhã deste sábado (4), o Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Centro do Rio de Janeiro, ocupado por mais de 2 mil bombeiros na noite da véspera, numa manifestação por melhores salários e condições de trabalho. Veja...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Anistia Internacional pede suspensão de Belo Monte

A Anistia Internacional afirmou hoje (2) em seu site na internet que o Brasil deve respeitar os direitos dos indígenas que vivem na região do Rio Xingu e suspender a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. A diretora adjunta para as Américas da Anistia Internacional, Guadalupe Marengo, afirmou que continuar com a obra antes de proteger os direitos dos indígenas equivale a "sacrificar direitos humanos em prol do desenvolvimento". Leia mais...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Peruanos dão beijos na boca em comemoração e em coletiva após jogo

Pelo visto, não é só na UFPA que o “Beijaço” está correndo solto, em Campo, dois jogadores, após o Gol e, posteriormente, na Coletiva com a Imprensa, aderem ao Movimento Contra a Homofobia. Veja aqui... 

Movimento Estudantil da UFPA Promove "Beijaço" Contra a Homofobia

Veja as fotos clicando aqui...

Programa do PSOL

Veja aqui o Programa do PSOL que foi ao ar no dia 26/05/2011.

Palestra "Direitos Fundamentais e Homoafetividade"

No dia 9 de junho, às 17 h, no auditório da pós-graduação do ICJ, o Programa de Atendimento às vítimas de violência do NPJ-UFPA realiza palestra gratuita sobre o tema "Direitos Fundamentais e homoafetividade".
Conto com sua participação e divulgação.
Luanna Tomaz
Profa. da UFPA
Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-Pa
(91) 81246909

Cotidiano - Dois aumentos na semana