quinta-feira, 10 de março de 2011

Greve nas Universidades Federais começa a partir do dia 28 de março

Há quase um mês, em 16 de fevereiro, a plenária nacional das entidades de base da FASUBRA aprovou adesão a uma greve geral dos servidores públicos federais, por tempo indeterminado, a partir de 28 de março de 2011.                                                                             
A decisão foi unânime, após o ato nacional que reuniu cerca de seis mil servidores em Brasília e 20 Centrais Sindicais. Uma das reivindicações é a inclusão no orçamento deste ano de recursos para reajuste salarial do funcionalismo público federal.

Calendário de Lutas 2011

21 a 25/02 – Esforço concentrado da DN em Brasília contra a MP 520;

23/02 – Rodada de assembleias nas bases para avaliar o Ato Nacional e dar encaminhamento às resoluções aprovadas pela FASUBRA;

28/02 – Todas as entidades de base deverão cobrar uma reunião extraordinária nos Conselhos Universitários;

10/03 – Dia Nacional de Luta nas entidades de base, com reunião com os reitores;

11/03 – Dia Nacional de Luta nas entidades de base, com reunião com os parlamentares locais;

14 a 18 /03 – Semana de mobilização, centrando atividades nos HUs, pautando a questão salarial e a MP 520;

15/03 – Rodada de assembleias nas bases para avaliar indicativo de greve;

18/03 – Dia Nacional de Luta contra a MP 520, com paralisações;

26/03 – Plenária Nacional (um dia) para aprovar indicativo de greve;

27/03 – Plenária dos servidores públicos federais;

28/03 – Greve geral por tempo Indeterminado.

36 comentários:

Unknown disse...

Isso é uma palhaçada mesmo! e os alunos aqui se ferram vcs não estão nem ai né!!! falta de respeito!

Anônimo disse...

Professor Fabrício Gomes..e ex- outras funções../ A greve prevista para o dia 28/ e só para a UFPA/ ou a UEPA vai aderir.

Obrigada........
http:/ilikechopim.blogsport.com

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkk

isso nunca vai rolar, desde 2006 ou 2007 não teve greve, e não vai ser agora que vai acontecer, se acontecer será uma marolinha!!!

vou estudar como se nada tivesse acontecido.

Fabricio Gomes disse...

A greve só abrangerá o serviço público federal, logo, a uepa está fora do alcance do movimento.

Fabricio Gomes disse...

Realmente, faz algum tempo que não há greve na UFPA, porém, é preciso que analisemos cada movimento dentro do seu próprio contexto. Eu acredito que a greve deva ocorrer, mas nada posso afirmar ainda quanto ao seu grau de adesão pelos servidores da ufpa, mas posso afirmar que ela já começa com um ponto muito importante, terá a participação massiva dos servidores do HUJBB.

ILIKE CHOPIN disse...

Obrigada pela resposta..Professor Fabríco e....
Mas se acontecer de facto a greve..os professores que atuam na Plataforma no sistema da Necad...tb serão convidados./A proposito por que neste modulo são escolhidos no geral professores com mais tempo de trabalho. E quase todos são da UEPA e não da UFPA. se puderes responder fico agradecida.
* Se tiveres tempo obviamente/ como podes um pessoa ter tanto cargos..?Parabéns.!

Fabricio Gomes disse...

Como disse, a greve será do corpo técnico-administrativo das Universidades Federais, logo, não entrarão em greve os professores da ufpa e tampouco os professores da uepa, já que é uma instituição de ensino estadual. Portanto, o Necad não será afetado, fique tranqüila.
Sobre os cargos, não foram cumulativos, exerci cada um deles em um dado momento da minha vida, porque se fossem, com certeza, não aguentaria...rsrsrs

Abraços

Anônimo disse...

Será bem complicado para os estudantes se de fato essa greve ocorrer.
Mas é isso aí... Os servidores públicos estão no direito deles de reivindicar melhorias para si.

I.N

Anônimo disse...

Vamos à luta!!!

RENATO -UFV disse...

RENATO-ESTUDANTE UFV ....SE O SALARIO DE VCS ESTÃO TÃO RUIM ARRUMEM OUTRO EMPREGO OU MELHOR VÃO TRABALHAR EM UMA EMPRESA E FAZER GREVE PARA VER O QUE ACONTECE SERVIÇO PUBLICO NO BRASIL É UMA PORCARIA PQ VCS NÃO SÃO DEMIDIDOS NÃO TEM METAS A SEREM CUMPRIDAS,E VÃO PREJUDIR UM MONTE DE ALUNO TÃO ACHANDO RUIM VÃO TRABALHAR EM EMPRESA VCS SÃO RIDICULOS AGENTE E OBRIGADO A ACEITAR ISSO GOVERNO DEVERIA DEMITIR VCS POR JUSTA CAUSA RIDICULO VCS,TRABALHO MAIS FACIL É PUBLICO RIDICULO

RENATO-UFV disse...

TEM APROVAR QUE LIXO IDIOTA VAMOS FAZER UM MOVIMENTO CONTRA ESSA MERDA DE GREVE VÃO TRABALHAR NO SETOR PRIVADO PARA VER OQ ACONTECE IDIOTA

Anônimo disse...

olá professor, gostaria de saber se o Instituto Federal do Para - IFPA, também irá aderir a essa greve. Com a greve os alunos ficarão sem aulas?!

Anônimo disse...

Ridículo! E os alunos que estão pra se formar ficam esperando essa palhaçada por tempo indeterminado!! Atitude extremamente egoísta dos servidores... Tomara que não dê certo!

Mariana disse...

A UnB não precisa de mais greveeeee!! q coisa!

Fabricio Gomes disse...

A princípio, não tenho notícias sobre a posição dos servidores do IFPA em relação a greve, porém, com certeza, eles devem deliberar sobre ela, já que também fazem parte do Ensino Público Federal.

Unknown disse...

A UFLA vai entrar?

Renata disse...

todas..ate as do riode janeiro tbm (UFRJ)..aguardo resposta

Fabricio Gomes disse...

Cada Universidade tem seu próprio espaço de deliberação a respeito da greve, a greve não é uma imposição nacional, portanto, sugiro que vocês busquem informações nas Universidades de vocês, junto ao Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos.

Anônimo disse...

as federsais de lavras e alfenas vao entrar na greve tambem?

Anônimo disse...

e a UNIFAL_UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS entra nesta greve também?Geo lic ...estamos preocupados...

Unknown disse...

A UnB vai aderir à greve?

Rodrigo, Economia/UnB disse...

Que palhaçada... UnB ficou dois meses de greve ano passado... agora que esta normalizando vai ter outra greve? vocecs nao tem pena de nós, estudantes não?

Anônimo disse...

Unifal entra ou nao entra????
geografia nao quer ficar sem aula.

Fabricio Gomes disse...

Como disse, cada Universidade define se entra ou não na greve, procure informação junto ao Sindicato dos Técnicos das Universidades que vocês estudam.

Anônimo disse...

Os alunos que reclamam, se fossem servidores, também iam aderir à greve. No final, cada um olha pro seu próprio umbigo...Sou universitária, vou achar péssimo ficar sem aula, mas não tiro a razão dos professores lutarem por salário, reajuste, etc.

Anônimo disse...

Eu acho um absurdo entrar em greve... Eles pensam em salário e esquece dos estudantes... Como fica minha graduação?? Esse povo devia trabalhar e parar de graça!!!

Anônimo disse...

Por que não a greve? É um direito nosso, e não estamos querendo ficar sem reajustes por 10 anos.

Anônimo disse...

Anônimo estamos preocupados com nosso salário, e não com seus estudos.

Anônimo disse...

Sou servidor tecnico-administrativo e aluno tb de uma universidade federal... Vejo mto aluno criticando a greve sem ao menos saber os motivos que podem levar a ela... por isso antes de sair por ai atirando pedra, vai procurar saber os motivos e depois concordar ou discordar deles... Como aluno me sinto prejudicado tb pq to jah no meu ultimo ano mas at[e olhando sob olhar d aluno respeito a posição das centrais sindicais e acima respeito e valorizo o trabalho de todo mundo ao meu redor, entaum cuidado ao sair por ai falando bobagem....

Anônimo disse...

Olá professor, gostaria de saber se você tem alguma informação de que a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) irá aderir à greve?
obrigado

Unknown disse...

A UFscar vai entrar de greve? os alunos tbm?

Ricardo (UFJF) disse...

Alunos também? kkkkkkkkkkkk

Desde quando aluno entra em greve? Não vou estudar e pronto!

Pelo que entendi, só os servidores técnico-administrativos entrarão em greve (o que mais importa: o RU vai entrar em greve).

Pelo menos na minha facu (acho que vai de cada uma), os professores não discutiram nada sobre entrar em greve (ainda?)...

Agora minha opinião: Entrar em greve por conta de quê?

Se tá achando sua condição de trabalho ruim ou se acha que tem pouca remuneração, devia se empenhar mais e mostrar que está fazendo um ótimo serviço (o quê na maioria dos casos não ocorre). Aí sim entraria com um pedido mostrando os bons resultados (justa-causa).

Agora o serviço está ruim (não estou generalizando, mas aqueles que o fazem, saberão) e entra em greve. Desculpe a grosseria, mas isso é QUERER RECEBER SEM TRABALHAR OU AINDA QUERER RECEBER MAIS E TRABALHAR MENOS...

063º G.E. Monsenhor Ivo Soares de Matos disse...

Gente por favor é lei, direito de greve!Como universitária e funcionário pública estadual concursada, sei muito bem o que é passar 10 anos sem ter 1 centavo de aumento. E realmente uma pena que a greve seja a única forma de manifestar e chamar a atenção de políticos sobre os anseios de funcionários públicos.Tenho plena consciencia do atraso em minha graduaça,caso os professores venham a aderir ao movimento, mas tambem sei que essa perda será reposta quando do fim da manifestação. Então. se é um direito do funcionalismo, temos mais é que apoiá-los

Rafaella Coelho disse...

A causa é justa, não podemos negar.
O que todos nós sabemos, é que a greve geral será questão de tempo. Apesar de só os Técnicos paralizarem, todos nós, na Universidade, vamos sentir.

Anônimo disse...

Ninguem ta preocupado com aluno e estudo nao rapaz.... a gente ta preocupado é com nossos salários.
Vcs ficam o semestre inteiro fazendo farra e bagunça ao inves de estudar e vem reclamar so agora...
Greve ja... se fossem vcs também estaria de greve.. portanto nao adianta reclamar

Anônimo disse...

Todos precisamos de um aumento, até mesmo os estudantes, aumento da responsabilidade e seriedade no trabalho público federal... servidores chegam a hora que der na telha, abrem departamentos quando querem, aumento pra que? Não me venha dizer que isso é desmotivação pois quando vocês prestaram concurso estavam cientes das funções e dos salários que receberiam... Não sou contra a greve, mas façam valer o aumento de salário de vocês não brinquem de "trabalhar sério"....

Cotidiano - Dois aumentos na semana